Wednesday, June 18, 2008

Primeiro dia de treino























Chegámos à Casa Central (Headquarters) e demos uma volta ao Museu que têm na recepção. Pouco tempo depois fomos assistir a um treino que estava a decorrer. Era o treino dos funcionários administrativos da Casa Central, o qual é obrigatório!















Depois treinámos um pouco os 3 (Pedro Reyes, Pedro Saragoça e eu). Parecia que tínhamos uns troncos no lugar das pernas, uma flexibilidade de ferrugem e uma concentração de bolha de ar. Só coisas boas, sabendo que íamos treinar com os Chief Masters…

Pelas 10 horas chegou o Mestre Abair e estivemos a matar saudades e a falar um pouco sobre tudo e mais nada. (para quem não sabe, o Mestre Abair foi quem nos deu instrução no European Camp, na Suécia, o ano passado. Ele é vice-presidente da Instrução a nível mundial).










Depois de uma volta de reconhecimento às instalações, fomos ter com o Chief Master Mal Kun Lee (8º Dan, Presidente da Instrução a nível Mundial e membro do Conselho de Mestres do Taekwondo Songahm).

Entretanto passa o G.K.Lee por lá e tal…

Fomos, então, treinar com o Chief Master Mal Kun Lee! Duas horas de treino que me fizeram sentir como se nunca tivesse feito Taekwondo na vida!

Ele deu-nos mais umas dicas em como ensinar melhor: usar plastrons para tudo, explicar a aplicação prática de todas as técnicas, ensinar as técnicas da pumsae na sua aplicação prática para a competição de combate e, no fundo, treinar a pumsae de todas as formas possíveis por forma a ensinar tudo o que o Taekwondo Songahm ensina (defesa pessoal, combate, rotura de madeiras, etc…)


Terminado o treino fomos almoçar…

Com o Grão Mestre Soon Ho Lee!

Não sabia bem como me haveria de comportar, se com total humildade (cabeça baixa e só falar quando interpelado) ou mais extrovertido e mostrando um pouco de nós.

Sim…a resposta é óbvia.

Pouco tempo depois lá nos riamos e ainda tivemos oportunidade de falar do futuro do Taekwondo Songahm em Portugal e na Europa (Criação de federações etc…).

O Grão Mestre achou óptimo eu ser colaborador da Abreu Advogados pois o registo de patentes e de propriedade intelectual é sempre importante para a implementação de um projecto destes…eu também achei óptimo que ele se interessasse!

De volta do almoço, passámos pelo Hotel para descansar 20 minutos e lá nos equipámos novamente para ir treinar com o Grão Mestre.

Tivemos o privilégio de ir treinar para a Sala da disciplina, a sala onde o Eterno Grão Mestre se treinava e treinava os seus alunos mais próximos. Foi lá onde tudo começou.

Treinámos durante quase duas horas e fomos corrigidos em muitos pormenores técnicos, tal como: o pontapé lateral, as marcações, a execução da defesa alta e da defesa baixa, as repreparações dos pontapés.




O Grão Mestre deixou clara a sua mensagem, querendo que nos especializemos numa técnica ou numa coisa qualquer que achemos que merece o título de Mestres….Assim o faremos.

No final, fomos até ao seu escritório e cada um de nos teve o privilégio de receber um vaso com uma caligrafia do Grão Mestre. Digo que é um privilégio pois ele apenas costuma oferecer este tipo de “lembranças simbólicas” aos Mestres.

Após um Poster assinado e os devidos agradecimentos, fomos tratar de encomendar os nossos doboks.

No comments: