Monday, June 23, 2008

Combater é uma questão de Cortesia

Damos incondicionalmente sem nunca esperar receber de volta.



(Mestre Samaniego durante o jantar)

um dia alucinante




Este dia de segunda feira foi, no mínimo alucinate.
Acordámos ás 7h e fomos logo para a Casa Central para deixar o Professor Samaniego. Uma vez lá, tivemos o privilégio de ver todos os candidatos a Mestres, Senior Masters e Chief Masters a chegarem ao seu treino matinal.

Os Mestres estão de jejum há vários dias pelo que o seu estado emocional e psíquico é muito etério e extremamente sensível. Reparei que estavam atentos a todo o tipo de movimento e de alteração ao meu ambiente deles...

Assim que resolvemos umas coisinhas na Casa Central, fomos para o Gate Garden, no centro de Little Rock. Iria decorrer a cerimónia dos Mestres e nós havíamos sido convidados pelo Grão Mestre para assistir.

Pelas 8h30 começaram os preparativos da cerimónia, cerimónia essa totalmente planeada pelo filho do Eterno Grão Mestre, o Tae Kwon Lee.
E nós os 4, humildes servos de pouca graduação, assistimos a tudo.




Mais, o Senhor Saragoça e o Senhor Valle Domingues foram convidados para abrir os portões do Gate Garden para a entrada dos Mestres!



Pode parecer pouca coisa, porém, abrir estas portas é como abrir uma janela do tempo e que a brisa que por lá passa é a experiência e a sabedoria.

Uma vez realizado o ensaio, dirigimo-nos para conferência de imprensa que se estava a preparar na sala ao lado.
Curiosamente, sentaram estes 4 portugueses ao lado dos Mestres todos!

Eram eles...e nós!

Ouvimos discursos da viúva do Eterno Grão Mestre, do Taekwon Lee, do Grão Mestre e da Vice Presidente da Câmara.


E depois...

este vosso modesto Instrutor teve o privilégio de ser entrevistado para a televisão!!








falei de várias coisas, entre as quais o privilégio que era estar ali, entre os Mestres e tudo o que pude dizer! ainda agradeci a Abreu Advogados pelo patrocínio (não colou)!





mas o que sobrou foi isto:

Pedro Tanguier!!!
ahahaha!
já aparecemos na televisão numa entrevista mais extensa e, ao que parece, também vai para os jornais.




Depois deste meu momento de fama, assistimos à cerimónia dos Mestres de facto. Foi de uma beleza inigualável...o simbolismo de cada gesto, do acender das velas, da água da fonte, do recebimento dos anéis de Mestre...uma inspiração profunda.







E depois...

lá voltámos nós para a Casa Central "gear up" com material de combate!

Depois de umas horinhas nesta aventura, dado que a Casa Central estava cheia de gente, lá fomos nós para o esperado treino na academia do Chief Master G.K.LEE..

e o que encontrámos?

40 brasileiros, 20 dos quais eram competidores de vários escalões do top 10!!!

Treinámos com eles e sabem o que vos digo?

Portugal está bem e de boa saúde!! somos bons, somos fortes, temos garra e somos muita giros!

pronto, esta última parte talvez seja algo de mais subjectivo.

Lá para o fim do treino pedimos para treinar um pouco de combate e para a sorte dos nossos colegas braisleiros, só nós tínhamos as protecções!

então experimentámos as famosas viseiras dos capacetes. Descobrimos o quão interessante é combater com 3 níveis de visão: a normal, a do plástico e a que fica no meio!

Só vos digo é que estávamos com tanta fome de combate que este sparring foi mais uma descompressão do que outra coisa. Descarregámos uns nos outros a fome de combate que nos vinha a consumir e o resultado?
Um sorriso enorme e uma gargalhada entre nós!
Note-se que comecei por levar um chafapurradão do Professor Reyes! Levei muita martelada na cabeça. Como ele disse e bem: "você estava com excesso de humildade!"
Assim que me passou o excesso, o combate equilibrou e foi emocionante.

No final, o Mestre que estava a liderar o treino só nos disse que usávamos demasiado técnicas para um objectivo simples: marcar pontos.
O que ele não sabia era que nós só queríamos era curtir um bom sparring!

foi óptimo...

Finalmente, voltámos para o hotel e seguimos jantar com o, agora, Mestre Samaniego!
um dia...

alucinante!

e treinámos

3 horas em cima do alcatrão. O dia de Domingo foi bom para entrar dentro de nós próprios e treinar a pumsae através da meditação.

Um dos exercícios foi fazer a pumsae em cima do alcatrão a ferver.

Ao focar na pumsae, o chão permanece indolor.

Ao perder o foco, os pés ardem e queimam.

é interessante como a nossa força pode ser utilizada para o que, realmente, queremos, tal como é importante notar o quão fácil é perder-se o foco quando se desconhece o caminho a percorrer.