Thursday, June 19, 2008

o dia de amanhã

Parece que amanhã vamos a uma conferência de imprensa com o Grão Mestre e que vamos ser entrevistados...

Vai dar para mais um post!

3º dia de treino

Se ontem já nos doía o corpo, hoje o corpo sofria. Acordámos com algumas dificuldades e seguimos para a Casa Central (passando ainda pela farmácia para presenciarmos o que está no último “post”).

Treinámos logo com o Mestre Abair e revimos as nossas pumsaes ao detalhe. Foi um treino muito importante e útil para nós pois revimos os pequenos “truques” que fazem a diferença na técnica.

O único problema foi o cansaço que se tem acumulado. As pernas estão duras como pedra devido ao excesso de treino muscular e o resto do corpo está tenso e seco. Precisa de descanso.

Após uma hora e meia de treino, muito desequilíbrio e alguma frustração, acabámos o treino e fomos para o balneário. Entretanto, o Mestre sabia que queríamos ver o jogo de Portugal por isso foi tentar mudar a hora do treino da tarde com o Chief Master G.K.Lee.





Cinco minutos depois já estávamos equipados de dobok a treinar com o Chief Master.

Penso que nenhum de nós já se consegui sequer mexer com naturalidade!

O que vale é que o Chief Master G.K.Lee nos apanhou a fazer Tai-Chi e isso criou logo uma empatia especial entre nós. Ele sentiu a matéria que nos faz e gostou.

Mandou-nos sentar e ensinou.

Mostrou-nos 5 estilos diferentes de Tai-Chi, explicou-nos pormenores fascinantes das artes marciais chinesas e coreanas, contou-nos histórias e ensinou-nos técnicas aparentemente básicas mas verdadeiramente potentes. Falou-nos, também, das diferentes funções do Chi e do Ki e da importância de se treinar as artes marciais interiores.

Pratica Tai-chi há mais de 25 anos e já viajou o mundo para aprender.

Hoje aprendi a fazer uma defesa baixa, aprendi a função do braço que não dá o golpe. Depois explico.

O Mestre G.K.Lee é o verdadeiro Mestre tradicional, aquele que se imagina e idealiza. Homem sábio, baixo mas forte que nem rocha, transmitindo um conhecimento interminável e profundo.

Quando o Mestre falava, trazia o Oriente todo consigo.

No final todos estávamos arrepiados.

Jantar de anos do Sr. Reyes



Podiamos ter ido jantar ao centro de Little Rock.



Mas não.



Fomos convidados pelo Mestre Abair para ir jantar a casa dele, na companhia do Chief Master M.K.Lee.


À volta da mesa, este pequno grupo de portugueses tiveram o privilégio de saborear umas boas conversas ao sabor dos bons petiscos feitos pelo Mestre. Contámos histórias, partilhámos experiências, rimo-nos com as inúmeras peripécias que nos têm acompanhado ao longo deste percurso em busca da Mestria.



Pouco depois, bolo de anos aceso e apagado, cartão de anos lido, fomos jogar aos dardos e ao ping pong.



Acontece que o Chief Master M.K.Lee é Mestre, também, em ping pong de garagem! ganhou-nos a todos.



Já o mesmo não se pode dizer dos dardos porque aí o Champ fui eu!ahahaha



Este jantar foi mais do que um bom convívio. Foi uma partilha da empatia que nos une, foi a solidificação dos laços que há muito têm faltado.



O nosso trabalho em Portugal tem compensado. Estamos a ser reconhecidos como bons artistas marciais, sérios e dedicados.



Temos sido acarinhados.

17 anos depois

Resolvemos 17 anos de problemas em duas horas.

O Taekwondo Songahm em Portugal está pronto para o futuro.

2º Dia de treino - O CORPO DÓI!

6h30 da matina e já estamos de pé. Resmunguice ou não, a verdade é que hora e meia depois já estávamos no ginásio a fazer Chi-Kung e Tai-Chi.




Estas práticas são artes marciais interiores, ou seja, estimulam o fluxo de energia interior. Um artista marcial que queira compreender o fundo da sua arte deve estudar este tipo de sistemas pois permitem o contacto interior com um uma força que, de outra forma, é inantingível.




Depois alongámos...




e, finalmente, fomos destruídos pelo treino do Chief Master In Ho Lee...




não imaginam a dureza do treino! Entrámos em colapso físico ao fim de 25 minutos...e ainda faltavam 45 minutos de treino!




Frase do dia: "Your shape is good but it must be excelent"




Comemos e calámos!




O Chief Master, homem de metro e meio, é uma pilha de energia e de motivação. Partiu-nos aos bocados mas sempre com um sorriso!

The Grand Master’s wheels





O Grão Mestre anda de Corvette!!!

Smoooooth….






e o carro da viúva do eterno grão mestre....