Saturday, June 28, 2008

Embaixadores de Boa Vontade









é verdade, fomos recebidos pelo Secretary of State do Estado do Arkansas e foi-nos concedido o título de Good Will Ambassadors do Estado do Arkansas!






Honras de Estado para estes portugueses!

Cerimónia de abertura



Os mundiais são, ao mesmo tempo, o final do circuito anual e o início do mesmo. Ontem à noite tivemos o privilégio de assistir à cerimónia de abertura do ciclo 2008/2009 da maior organização de artes marciais do continente americano.




Foi coisa pouca...




Um espaço chamado "ARENA", tipo pavilhão atlântico, com demonstrações, show media, projecções, encenações, uma cerimónia de Mestres, 4 exames para 8º Dan e outros momentos inacreditáveis pelo meio...




coisa pouca...




3 horas de verdadeiro SHOW!! parecia que estávamos em Las Vegas!




Meus amigos...O Taekwondo Songahm está a milhas, anos luz, do mundo tradicional das artes marciais. É, de facto, uma organização com a base no passado e a visão no futuro!




Hoje em dia, oferecem tudo o que qualquer pessoa comum procura, desde programas especiais de protecção para as crianças a defesa pessoa, armas, luta de chão, MMA, fitness, combate, passando por todas as componetes tradicionais das pumsaes e das defesas e ataques.




A base é sempre a mesma: Taekwondo Tradicional. Em Portugal somos muito marciais, o que é excelente pois é essa a base para se chegar ao resto e não o inverso.




É um orgulho ser parte desta visão do Eterno Grão Mestre Haeng Ung Lee...

Um dia a apreciar os top 10!!

Ontem foi o dia em que apenas nos dedicámos a ver o melhor do Taekwondo Songahm. Vimos os finalistas do circuito anual de competições, ou seja, os top 10!

E, de facto, confirma-se o nível elevadíssimo destes competidores. Assazes e guerridos, o que procuram é o primeiro lugar e nada de menos. Horas dedicadas no ginásio, expostas em diversas competições ao longo do ano, detalhe após detalhe e desafio após desafio, aqueles 10 que chegam aos mundiais são, sem qualquer margem de dúvida, exímios.

As pumsaes são executadas com uma técnica de pernas inacreditável. Não foram poucos os que mantinham os pontapés estáticos a 2 metros de altura...

Nos combates...rápidos, eficazes e muito ágeis. O escalão dos ferraris contou com uma plateia de gente a berrar pois o espetáculo o merecia.

Sei que alguns dos top 10 vão estar lá comigo amanhã a disputar a competição!

Seja como for, competir contra um deles será um privilégio e uma inevitável aprendizagem.